Paraibanos são premiados na etapa nacional da Premiação IAB 2021 – Edição Centenário

Aconteceu no dia 25 de maio de 2022, dentro da programação da 171ª Reunião COSU IAB na cidade de São Paulo, a cerimônia de divulgação dos premiados na etapa nacional da Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos premiados e com menção honrosa nas cinco categorias: Cultura Arquitetônica, Edificações, Interiores e Design, Técnicas e Tecnologia, e Urbanismo, Planejamento e Cidades.

Entre os paraibanos, o trabalho coordenado pela arquiteta e urbanista Emanoella Sarmento foi premiado na categoria Cultura Arquitetônica, e o trabalho do arquiteto e urbanista PC Lopes recebeu menção honrosa na categoria Interiores e Design.

Premiado

Categoria: Cultura Arquitetônica

Autores: Emanoella Sarmento, Filipe Valentim e Mirela Davi

Trabalho: URB – SERTÃO: 1° Seminário de Urbanismo no Sertão

Sobre: O URB-SERTÃO – 1° Seminário de Urbanismo no Sertão, foi o primeiro evento focado em urbanismo realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras/PB. Ao longo de 4 dias, o encontro compreendeu apresentações e atividades abertas à comunidade acadêmica e civil, com o objetivo de mostrar modos de estudar o urbano e fomentar pesquisas sobre as cidades do semiárido. 

O evento foi idealizado pela seguinte motivação: do ponto de vista do ensino, notamos que as peculiaridades das cidades sertanejas são pouco contempladas na literatura existente, bem como na prática projetual. Fato que induz à reprodução de soluções e reflexões descontextualizadas da realidade. Apenas recentemente, despertou-se maior atenção aos estudos que trazem um olhar “de dentro para fora”, rompendo com visões estereotipadas sobre o semiárido: mostrando um ser(tão) vivo, dinâmico, insurgente – não marcado apenas pela seca, pobreza e dependência dos grandes centros, como por décadas se firmou no imaginário coletivo. Assim, o evento significou uma semente plantada na consciência dos participantes, podendo crescer e “enverdecer” esta região.

Menção honrosa

Categoria: Interiores e Design

Autor: Projeto de design e execução da Oficina Espacial – Coordenação principal do arquiteto Paulo Cesar Lopes

Trabalho: Tamboretes da Parahyba – Uma relação mobiliário/cidade

Sobre: Inspirada nos bairros da cidade Parahyba, a linha de tamboretes da Oficina Espacial presta uma homenagem ao centro da cidade e seus arredores. Varadouro, Tambiá, Jaguaribe e Torre dão nomes aos bancos de autoria do arquiteto e designer PC Lopes, uma interpretação visual de territórios marcados por expressivos contextos culturais e sociais.

Ao ser denominado como tamborete, sugere-se que o uso vá além do sentar dos bancos, dado ao entendimento comum na região nordeste e também por todos terem os tampos retos, podendo serem utilizados para sentar, como apoio ao lado da cama, centro na sala ou como escada para alcançar lugares mais altos.

A série tem base na história da cidade Parahyba, antiga João Pessoa, buscando soluções estéticas e estruturais nos casarões, no traçado das ruas e na evolução urbana da cidade.

Com design moderno de plasticidade minimalista, os versáteis tamboretes, criam conexões com a cidade e trazem para os ambientes internos, referências urbanas singulares.

O IAB.pb parabeniza os arquitetos e urbanistas contemplados nesta que é uma importante oportunidade de divulgar o valioso trabalho dos profissionais paraibanos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s