O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba, IAB.pb, tem o prazer de compartilhar o resultado da seleção da primeira convocatória Balaio de Artes Visuais. A comissão curatorial recebeu mais de trinta propostas e elegeu obras dos seguintes artistas:
- Cláudia Luiza Ribeiro Bié
- Geissy dos Reis Ferreira de Oliveira
- Geóstenys de Melo Barbosa
- Karla Rossana Francelino Ribeiro Noronha
- Leandro Pereira da Costa
- Lydiane Batista de Vasconcelos
- Matheus Martins
- Morgana Gomes de Ceballos
- Natália de Queiróz Nome
- Roan Nascimento
- Sebastião Felipe Araújo Galvão
- Thiago André de Lima Costa
Nos próximos dias, os proponentes deverão ser contactados para organização da montagem. Por questões de necessidade de ajuste do cronograma, a abertura da exposição foi antecipada e será realizada no próximo dia 30/08, às 19h, no Centro Cultural IAB.pb. Na ocasião, além da participação dos artistas, haverá uma apresentação especial da bailarina Joyce Barbosa e o músico Lucas Dan, com a perfomance BAILADO.
Em nota, os curadores se manifestaram parabenizando os selecionados.
A equipe curatorial da Convocatória Balaio de Artes Visuais IAB.pb 2018 gostaria de agradecer fortemente a todas as pessoas inscritas. Reunida no dia 21/08, terça-feira, realizamos uma leitura de todas as propostas enviadas por email e algumas coisas nos chamaram a atenção. Primeiramente, o grande número de artistas envolvidos com a Convocatória. No total, recebemos 33 inscrições. Depois, a alta qualidade e grande variedade do material recebido. As propostas variam entre pintura, desenhos (à mão e digitais), colagens, fotografias, instalação e performance. Esses elementos explicitam o fervilhar da cena contemporânea de artes visuais na Paraíba e o desejo dos artistas por fazer circular a sua produção. Infelizmente, também parecem revelar a falta de espaços expositivos e de investimento em cultura no Estado.
Dito isso, ressaltamos a alegria e dificuldades envolvidas no processo de seleção das obras. Pusemos em ação uma linha curatorial a partir da articulação dos nossos posicionamentos, assim como levando em consideração as características e limites do espaço expositivo (sede do IAB-PB).
Esperamos que a exposição Balaio seja apenas o início de um frutífero vínculo dialógico entre o IAB-PB e o rico cenário das artes visuais na Paraíba.
João Pessoa, 22 de agosto de 2018
Alessandra Soares
Artur Maia
Paulo Rossi