Nota de repúdio

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba (IAB.pb), vem à público repudiar os atos de assédio moral e sexual expostos na última semana por meio de redes sociais e que afetaram profissionais arquitetas e urbanistas da cidade de Campina Grande (PB).

Episódios de assédio feminino não devem ser invisibilizados ou tratados de forma isolada, pois se enquadram como práticas opressoras que derivam do machismo, do sexismo, da misoginia e do racismo. Tais condutas não são toleráveis e precisam ser combatidas de forma enérgica por homens e mulheres, em todos os espaços de atuação.

De acordo com o censo realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 2012 as mulheres representavam 61% do total desses profissionais em todo o país. O reconhecimento da pesquisa levou o Conselho Superior do IAB a instituir em nível nacional a Comissão Extraordinária de Equidade de Gênero. Criada em 2020, tem como objetivo fomentar uma política interna de combate à desigualdade de gênero de forma a promover um espaço mais seguro, transparente e acolhedor para as questões relacionadas ao exercício profissional da mulher.

Não compete ao IAB.pb pronunciar-se enquanto instância julgadora. O Instituto compreende que é primordial o respeito aos trânsitos processuais na jurisdição das esferas cabíveis. Contudo, o IAB.pb – entidade profissional da sociedade civil organizada que reconhece a opressão de gênero como algo presente no cotidiano do ambiente de trabalho das arquitetas e urbanistas – se manifesta encorajando e apoiando para que tais situações não sejam silenciadas nem tampouco menosprezadas, requerendo que as vítimas sejam amparadas com toda proteção e dignidade.

Diretoria IAB.pb

28 de outubro de 2020


Um comentário sobre “Nota de repúdio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s