IAB.pb prestará homenagem às arquitetas e urbanistas durante COSU Parahyba

O Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba, IAB.pb, prestará uma homenagem às arquitetas e urbanistas paraibanas ou com atuação na Paraíba. A cerimônia acontecerá durante a 156ª Reunião Nacional do Conselho Superior do IAB (COSU Parahyba), que será realizada em João Pessoa entre os dias 24 e 27 de abril.

···

O número de arquitetas e urbanistas no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 2016, elas representavam 62% dos profissionais registrados. Apesar de maioria na profissão, as mulheres não obtêm o mesmo reconhecimento que os homens. Elas sempre estiveram presentes, mas muitas vezes invisíveis.

Para se fazer bons projetos e adquirir vocabulário, nossa profissão depende muito de referências, mas  pouco se conhece sobre a produção arquitetônica feminina no Brasil e no mundo. A falta de reconhecimento torna as arquitetas e urbanistas ausentes de uma história da qual, inegavelmente, fazem parte, seja no exercício direto da profissão ou nas questões políticas que a envolvem, como as relacionadas ao planejamento das cidades.

Neste sentido, consciente do seu papel político na sociedade, o IAB.pb evidenciou, dentre tantas profissionais, mulheres que possuem ou possuíram importante atuação na Paraíba. Seja na produção arquitetônica, na promoção da educação pública e de qualidade, bem como na participação em espaços institucionais, essas arquitetas e urbanistas se destacam ou se destacaram, especialmente, pela dedicação às demandas sociais. Além disso, convergem ou convergiram esforços para democratizar a arquitetura e o urbanismo, entendendo a função social da profissão como prioridade no processo de construção de cidades mais justas e igualitárias. As homenageadas são:

Amélia de Farias Panet Barros
Eliane de Castro Machado Freire in memoriam
Elisabetta Romano Jales
Jussara Silveira Dantas Ramos in memoriam
Lúcia Giovanna Duarte de Melo in memoriam
Náhya Maria Lyra Cajú
Sonia Maria Gonzalez

A Homenagem IAB.pb às arquitetas e urbanistas ocorrerá durante a abertura do COSU Parahyba, com local e data a saber:

25 de abril de 2019, quinta-feira, 09h00
Sala 01 do Mezanino – Espaço Cultural José Lins Rêgo
Rua Abdias Gomes de Almeida, 800. Tambauzinho
João Pessoa, Paraíba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s